sábado, 8 de agosto de 2015

Gestão de Projetos - Definições e Diferenças entre Projeto e Processo

Na última aula, o professor ressaltou as diferenças entre Projeto e Processos. Seguem as definições básicas dos dois:

Projetos:

Um projeto consiste em esforço temporário empreendido com um objetivo pré-estabelecido, definido e claro, seja criar um novo produto, serviço, processo. Tem início, meio e fim definidos, duração e recursos limitados, em uma sequência de atividades relacionadas. Por exemplo, criar um website novo, ou redesenhar um website já existente, é um PROJETO, já atualizar um website é um processo operacional permanente, não é um projeto. No entanto, o planejamento do conjunto de processos de atualização de um site é um projeto.
O resultado de um projeto é sempre diferente de outros produtos e serviços existentes.
  • Pode ser um produto tangível: Um livro, uma exposição, um automóvel.
  • Ou um produto intangível: Um conjunto de processos desenhados para a venda online de livros usados
Projetos possuem Início, Meio e Fim

Processos:


Para Johansson et al. (1995), processo é o conjunto de atividades ligadas que tomam um insumo(input) e o transformam para criar um resultado (output). Teoricamente, a transformação que nele ocorre deve adicionar valor e criar um resultado que seja mais útil e eficaz ao recebedor acima ouabaixo da cadeia produtiva.
Já Rummler e Brache (1994) afirmam ser uma série de etapas criadas para produzir um produto ou serviço, incluindo várias funções e abrangendo o “espaço em branco” entre os quadros do organograma, sendo visto como uma “cadeia de agregação de valores”.Outra forma de pensar a respeito de processos é apresentada pela equipe do Centro de Ciências da Coordenação do MIT, que considera os processos como seqüências semi-repetitivas de eventos que, geralmente, estão distribuídas de forma ampla no tempo e espaço, possuindo fronteiras ambíguas (Pentland et al., 1999).

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pela sua contribuição!